3 razões pelas quais avaliações de portfolio podem ser perda de tempo

É comum acontecerem eventos de avaliação de portfolio, onde estudantes levam amostras ou imagens de layouts que fizeram para serem “avaliadas” por profissionais do mercado. Geralmente, o objetivo é dar ao aluno uma opinião experiente sobre os projetos que ele desenvolveu, visando ajudá-lo a obter melhores colocações no mercado de trabalho ou na vida profissional.

Medindo Cérebro

A intenção é nobre e muitos dos avaliadores tem interesse sincero em ajudar, dando um feedback que muitos professores se recusam a dar. E receber feedback é importante. É ele que demonstra se o aluno está indo num caminho adequado, se a solução proposta aumenta a chance de sucesso.

O problema é que esse tipo de feedback realmente útil raramente é obtido numa avaliação de portfolio, pelos seguintes motivos:

1. Avaliações se baseiam em gosto pessoal

Muitas avaliações são baseadas em achismo. O avaliador olha um layout e, baseado na sua experiência pessoal, emite uma opinião quanto a se o desenho está “certo” ou “errado”. Mas sejamos objetivos: não seria melhor avaliar os resultados obtidos ao invés de avaliar o layout apenas? E se o projeto feito produziu os resultados esperados, tem sentido dizer que ele é ruim, apenas por que eu não gostei dele?

2. O feedback real não se obtém pela opinião de um profissional

O feedback real é obtido através dos resultados do projeto. Sem conhecer os resultados, a avaliação será puramente especulativa. Cabe aqui a pergunta: Quantos estudantes apresentam layouts que passaram pelo teste da aplicação numa situação real? Se o cartão de visitas é fictício, se o anúncio nunca foi veiculado, se o website nunca foi visitado, é possível ter bola de cristal para adivinhar qual teria sido o efeito causado por esses projetos gráficos? Isso explica a importância dos testes com usuários reais.

3. Nunca existe “a solução” certa ou definitiva

A avaliação de portfolios enfrenta ainda outro problema: para muitos avaliadores existe a solução certa e a solução errada. Acontece que, em comunicação, isso não é bem assim. O mesmo problema de comunicação admite infinitas soluções possíveis. Mas para alguns avaliadores, se não for a solução que eles preferem, então você está errado. Se estivéssemos no domínio da matemática, poderia ser assim, já que 1 mais 1 é sempre 2 (bem, nem sempre). Se nem na matemática é 8 ou 80, por que haveria de ser no design?

O layout é só a ponta do iceberg

Vimos então que os resultados é que deveriam ser os verdadeiros avaliadores dos nossos projetos. Mas, mesmo que os resultados fossem positivos, eu poderia alegar que foram causados pelo projeto gráfico feito por mim? Todo projeto comunicacional é resultado de 5 fatores principais, dos quais o layout é apenas um deles:

  1. Objetivo comunicacional
  2. Público ao qual a mensagem se destina
  3. Mídia ou suporte da mensagem
  4. Mensagem a ser comunicada
  5. Formato (ou layout) da mensagem

De acordo com essa lógica, o layout cumpre apenas o papel de “embalar” a mensagem, apresentá-la ao público ou usuário. Mas se o objetivo estiver incorreto, se o público for mal selecionado, se a mídia for incorreta e a mensagem não convencer, de nada adiantará ter o melhor layout do mundo. A pergunta é: quantos avaliadores de portfolio conhecem esses outros fatores para ter uma visão completa antes de julgar o trabalho?

Conclusão

Portanto, eu defendo que ao invés de termos avaliações de portfolio, deveríamos ter “aprendizagens de resultados“. Neste caso, o foco seria apresentar os resultados obtidos nos projetos e avaliar os efeitos deles em quem realmente interessa: seus usuários finais. Mas, se os alunos não testaram seus projetos em situações reais e não conhecem os resultados de seus projetos, considero que qualquer discussão será apenas luta de egos. Neste caso, ao invés de dizer que determinado layout está certo ou errado, seria melhor simplesmente admitir: “gostei” ou “não gostei”.

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