Minha loja fica numa rua sem movimento: o que fazer?

Nem todo mundo tem condições de ter uma loja numa rua ou shopping bem movimentado. Isso significaria ter que pagar aluguéis mais caros. Mas há algumas formas de atrair os clientes para sua loja, sem precisar mudar de ponto. Quer saber como? Continue lendo.

Dica 1: Estacione um carro com uma propaganda da sua loja, numa rua movimentada

Essa ideia é inspirada nas vendas de garagem dos EUA. Os donos das casas que moram em ruas mortas colocam seus carros com um cartaz pendurado, numa esquina movimentada, divulgando o bazar.

Sua rua pode não ser a mais movimentada, mas às vezes fica perto de uma rua que é. Neste caso, imagine o caminho que os clientes devem fazer para chegar até sua loja e posicione um carro na rua movimentada mais próxima da sua loja. Nesse carro, escreva de forma bem grande uma frase chamariz e como chegar até você: “Cadernos escolares de R$ 30 por R$ 9,90. Loja do João. Vire à direita”. Entendeu a ideia? O DETRAN não permite por uma placa de trânsito com uma propaganda sua, mas você pode estacionar um carro na esquina mais próxima, com um adesivo divulgando seu produto. Escolha um produto com preço bom, que sirva de atração pros clientes. Quando eles estiverem na sua loja, irão conhecer os outros produtos, que tem margem melhor.

Aqui em Curitiba tem um exemplo bem legal dessa dica: na ida para o aeroporto, tem vários carros estacionados na avenida principal, divulgando os estacionamentos que ficam nas quadras vizinhas, por onde não passaria ninguém. Mas graças aos carros-placa, eles tem clientes.

Atenção: Se não quiser que o vidro do carro tampe sua visão, imprima a propaganda num adesivo microperfurado. De fora você vê o desenho, mas de dentro ele fica transparente.

propaganda-de-carro
Carro com propaganda

Dica 2: Contrate um homem-placa

Essa dica é mais velha que andar pra frente. Você já deve ter visto aqueles homens nas ruas de São Paulo, divulgando lugares que compram ouro. Eles geralmente divulgam empresas que ficam em lugares com pouca visibilidade.

comproouro
Homem placa

A ideia é contratar uma pessoa para vestir uma placa ou segurar um cartaz divulgando seu produto e o endereço. De preferência, informe como chegar também: “Vire à direita. Suba no segundo andar. Ande 50 metros.”

Não há nada de errado em contratar ajuda de pessoas para divulgar seu negócio. Algumas são até criativas e ainda falam com os pedestres e distribuem folhetos. Uma propaganda 3 em 1! Se seu negócio é bem popular, não pense duas vezes, essa abordagem funciona. E funciona melhor se seu produto for irresistível: com um preço bem atraente ou se for algo que as pessoas tem dificuldade em achar para comprar.

Dica 3: Propaganda de reboque

Essa sugestão é parecida com a dica 1, com a diferença de ao invés de estacionar um carro numa rua movimentada, você estaciona um reboque com sua propaganda. Nele você instala uma lona com a propaganda da sua loja, num ponto de grande passagem de pedestres (por exemplo, na frente de escolas, igrejas, prédios públicos etc).

propaganda-de-reboque
Reboque com propaganda

Para surtir o máximo resultado:

  • coloque uma imagem bem chamativa, mas sem muitos detalhes, coloque só um produto bem destacado. Coisas que chamam a atenção: comida, animal de estimação, uma pessoa bonita, um rosto com olhos. Não coloque um monte de comida, um monte de animais, um monte de pessoas. Coloque só UMA!
  • Ponha um texto grande, com letras de traços grossos, que dêem pra ler de longe.
  • Não escreva mil coisas, coloque só UMA frase mostrando seu principal atrativo e sem seguida já explique como chegar no seu endereço.

Se você usar essas dicas, você pode chamar a atenção do seu público, sem precisar mudar de ponto comercial.

Gostou das dicas?

Se quiser saber mais como divulgar sua loja ou serviço, entre em contato comigo pelo email ralexm@gmail.com e conheça meu serviço de consultoria de marketing para pequenas empresas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s