A importância de um framework (modelo analítico) na pesquisa

Em um projeto de pesquisa de mercado, depois que já sabemos qual é o problema de decisão gerencial e o problema de pesquisa de marketing, é preciso decidir qual será a abordagem do problema.

A abordagem envolve os seguintes aspectos:

  • Bases objetivas/teóricas
  • Modelo analítico: verbal/descritivo/matemático
  • Questões da pesquisa
  • Hipóteses
  • Especificação das informações necessárias

Bases teóricas

Segundo Malhotra (2004), a pesquisa deve se apoiar em evidências objetivas e ser sustentada por uma base teórica. Uma teoria é um esquema conceitual que se baseia em axiomas, ou seja, princípios que são considerados como óbvios ou como um consenso inicial necessário.

As evidências objetivas são obtidas em fontes de informação secundária, que inclui livros, revistas especializadas e monografias. O pesquisador utiliza da teoria para saber quais variáveis deverão ser investigadas durante a pesquisa, e como elas devem ser operacionalizadas.

Frameworks

No entanto, tão importante quanto saber as bases teóricas, é ter um modelo analítico, também chamado de framework.

Segundo o dicionário, um framework é uma estrutura básica que está por trás de um sistema, um conceito, um texto.

O framework, em pesquisa, é um conjunto de variáveis e de seus inter-relacionamentos, criado para representar no todo ou em parte um processo real.

Eles são muito úteis para organizar informações que vão sendo obtidas na pesquisa, facilitando o trabalho do pesquisador quando ele for fazer a análise.

O modelo pode ter o formato de caixas, como no exemplo abaixo:

Asset 7@2xAsset 6@2xAsset 5@2xAsset 4@2xAsset 3@2xAsset 2@2xAsset 1@2x

(Fonte: Do autor)

Ou um formato mais sofisticado, usando blocos e setas, indicando relações entre as informações. No exemplo abaixo, você pode ver a descrição dos componentes conceituais de um restaurante de alto nível

Diagrama-de-Funcionamento-Restaurante-Vs-Ampliada.jpg

(Fonte: Do autor)

Utilidades práticas do framework

A partir do framework podem ser organizadas as perguntas que serão feitas durante as entrevistas, os assuntos que deverão ser destacados na revisão da literatura, as variáveis que serão observadas num estudo multi-variado, e assim por diante.

Como obter ou construir um framework

Muitas vezes, não temos um modelo analítico, mas ele pode ser obtido através das bases teóricas ou mesmo com entrevistas com o próprio cliente, com especialistas, com relatórios de outras pesquisas feitas anteriormente por outros pesquisadores.

Utilidade em projetos de inovação

Os frameworks são muito úteis em projetos de inovação, pois geralmente se coleta muita informação no começo (data gathering) e depois é preciso fazer essas informações terem sentido (frame insights). Com um framework pode-se organizar as informações obtidas, o que irá facilitar a codificação e a análise posterior.

Conclusão

Portanto, antes de começar a coletar os dados da sua pesquisa, gaste um tempo aprimorando seu framework. Esse tempo gasto no começo irá economizar muito tempo na fase de análise, e também irá reduzir muito o risco de coletar dados sem importância ou que não farão sentido quando forem analisados.

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